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Saga nas Finanças

por Fulano de Tal, em 26.04.16

Portugal tem um sistema de finanças (o portal, não o “sistema” propriamente dito) dos mais avançados do Mundo. Já ouvi isto um cento de vezes e posso dizer-vos: é verdade.

Obviamente para lidar com tal sofisticação não basta ir armado dos vulgares conhecimentos do português comum. E eu, parvo, assim fui. Estou há 3 dias a levar rabecadas dos funcionários que me respondem sempre por email e sublinhando e colocando em negrito as partes importantes das suas mensagens, como quem diz “Se não for inteligente suficiente para entender tudo, decore pelo menos isto”.

Perdi a senha de acesso ao portal do contribuinte Fulanito de Tal, meu filho de 6 anos. É que ele não tem grande actividade de interesse para os fiscais. Acontece.

Ao tentar obter nova, no site, é-me perguntado qual o filme favorito do Fulanito de Tal. Eu terei escolhido esta brilhante pergunta no registo. “Frozen”. Errado. “frozen”. Errado. ”FROZEN”. Errado. “FrOzEn”. Errado. “FROzen”. Errado. Fdx. Não me lembro de nenhum outro filme que ele goste tanto. Que raio terei eu metido aqui?

Não importa. Há um email. Vamos a isto.

* * *

“Caros Senhores, na sequência de haver perdido a senha de acesso do contribuinte Fulanito de Tal, nº xxxxxxxx e morador em blá blá blá, meu filho de 6 anos, e de não me recordar da resposta à pergunta de segurança que na altura registámos, venho por este meio pedir que me enviem nova senha de acesso. Estou a enviar-vos este email do endereço com que registei o contribuinte acima mencionado. Grato pela atenção, Fulano de Tal, contribuinte nºxxxxx”.

* * *
“Exmo.(a) Snr.(a),
Uma vez que o prazo de entrega do IRS está a terminar, sugerimos que se dirija a uma repartição de finanças para anular a entrega da sua declaração e entregar nova, Com os melhores cumprimentos, AT”. Logotipos, mensagens e links catitas.

* * *

“Bom dia, não percebo a vossa resposta que nada tem a ver com o meu email original. A minha declaração de IRS está entregue e não pretendo anulá-la. O que pretendo é receber uma nova senha de acesso ao portal das finanças do meu filho Fulanito de Tal, contribuinte nº xxxxxxxx e morador em blá blá blá, meu filho de 6 anos. Não recordo a resposta à pergunta de segurança entretanto registada e estou a enviar este email do endereço com que registei o supra mencionado contribuinte. Obrigado, Fulano de Tal, contribuinte nº xxxxxxxxx”.

* * *

“Exmo.(a). Senhor(a),

Acusamos a receção do pedido de esclarecimento de V. Exa. e informamos que se aceder ao nosso site, poderá efetuar o pedido de reemissão de senha diretamente na opção “RECUPERAR SENHA“ preenchendo para o efeito os campos obrigatórios. Caso não se lembre da resposta a pergunta dada deverá então enviar-nos um e-mail a solicitar a anulação da senha de acesso, onde deverá constar o nome completo, NIF e morada fiscal completa.
Agradecemos que envie este pedido da caixa de correio eletrónico que se encontra registada no Portal das Finanças e que indique em que qualidade está a fazer o pedido., Com os melhores cumprimentos, AT”.
Logotipos, links catitas e mensagens importantes.

 

* * *

“Boa noite,
Apesar de já ter enviado várias vezes (basta ler a sequencia de emails abaixo), a informação que agora me pedem, aqui vai:
Venho solicitar a anulação da senha de acesso do contribuinte Fulanito de Tal, NIF nº xxxxxxxx, na qualidade de PAI do supra mencionado.
Numero de Contribuinte: xxxxxxxxxx
Nome completo: Fulanito de Tal
Morada: blá blá blá.

Ah! Estou a enviar-vos este email do endereço que usei no registo ”
Atenciosamente, Fulano de Tal, contribuinte nº xxxxxx na qualidade de pai do contribuinte Fulanito de Tal, nº xxxxxx, morador em blá blá... meu filho”

* * *

Aguardo desenvolvimentos com grande ansiedade. Não é fácil estar à altura do brilhantismo da máquina fiscal.

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