Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


O que os bifes pensam de nós

por Fulano de Tal, em 27.01.15

Eu pareço um pouco ridículo no meu Hyundai i10 verde fosforescente, pequeno demais para um matulão como eu. Mas sabe-me bem a chauffage até ao trabalho e não rapar os 0 graus na volta.

Ligo o rádio na BBC4, onde nunca ouvi qualquer música, apenas gente tagarelando. Hoje na volta, curiosamente apenas tempo para ouvir duas notícias e logo ambas envolviam Portugal.

. A primeira, uma reportagem sobre os vistos gold. “Bem-vindo às Amoreiras” ouvia-se no início para logo uma voz começar o assalto à nossa honra “In this luxury shopping center…”. Comparado com o Ford’s de Lutterworth, é um facto inegável que o Amoreiras entra na categoria do luxo asiático, mas isto é apenas o mote de toda a reportagem. Os defensores dos vistos enquanto geradores de riqueza são “colados” à imagem de “large corruption schemes led by the highest ranking authorities”. Os que se pronunciam contra são associados a “large majority of citizens who question this”.

. A segunda toca Portugal de raspão. Tem a ver com a escassez de enfermeiros no sistema de saúde britânico. Portugal é apresentado como um local de recrutamento de enfermeiros baratos capazes de suprir essas necessidades. Mas ao mesmo tempo gente que toma o lugar que poderia ser desempenhado por nacionais. “Where are our nurses?” pergunta a locutora. Para quem já vinha embalado pela notícia dos vistos gold, como eu, surgiu-me logo a imagem de uma associação de malfeitoras formada por enfermeiras Portuguesas tomando conta do mercado negro do paracetamol e do ácido acetilsalicílico.

Agora estou aqui no pub do hotel. Quem cá estava antes de mim saiu quando eu cheguei. Pergunto-me se saberão que sou Português. Talvez tenham vindo a ouvir as mesmas notícias e receiem contactar com um ilustre representante de tão corrupto povo.

O que vale é que o Bilbo, o Frodo e o Gandalf estão a chegar e não ouvem a BBC.

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Deixe o seu comentário caso tenha gostado de passar por aqui