Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Mário não tem horário

por Fulano de Tal, em 11.08.18

Tenho vindo a reparar que o Mário não tem horário. O Mário tem um café em frente a nossa casa. A bica não é má, tem uma esplanada, só que ao contrário de qualquer outro estabelecimento comercial, o do Mário tanto pode abrir como estar fechado a qualquer hora e a qualquer dia da semana.

Penso que depende da hora e disposição com que o Mário acorda.

 

A melhor forma de perceber se posso ir tomar café é espreitar pela janela. Ele pode lá estar, e nesse caso está aberto, ou não, e nesse caso encerrado.

 

Já procurei um padrão, como por exemplo, "O Mário encerra aos Domingos". Mas também já acordei a um domingo, desci as escadas e tomei um café no Mário que estava aberto. Já me aconteceu descer a um sábado e estar fechado, e nessa altura pensar que ele talvez fosse fiel de uma daquelas religiões que privilegiam os sábados como dia de descanso. Só que no sábado seguinte ele abre. Ou noutro sábado qualquer. E ele também não fecha nem abre, digamos, no "3º sábado de cada mês". Nada disso. Ele abre ou fecha quando lhe apetece.

 

Hoje por exemplo, uma normal quarta feira. O Mário esteve fechado até perto das 11. Eu pensei que não ia abrir, e como todos os outros fecham em Agosto, pensei que não teria café. Só que às 11 o Mário abriu. Pronto, foi a hora a que ele chegou. Como eu ainda queria o café que me apetecia desde as 8:00, lá desci.

 

Num estabelecimento comercial desconcerta não haver um horário.

 

O Mário também serve refeições, mas ninguém pode planear "Amanhã almoçamos no Mário", porque ele pode não aparecer. Ou aparecer às 14:00. E especulando um pouco, porque de facto não sei, talvez apareça às 11:00 mas naquele dia não lhe apetece servir refeições. Eu sei lá o que vai na cabeça do Mário. Talvez lhe apeteça servir as refeições todo nu, e nesse caso a malta talvez não queira almoçar, o que ao Mário tanto dá, como se lhe deu.

 

Só sei que admiro o estilo de vida do Mário. Ao Mário ninguém manda fazer nada, nem mesmo abrir ou fechar o estabelecimento comercial. O Mário é dono e senhor da sua vida.

 

Mais abaixo há outro café. Chama-se "A Leitaria". A Leitaria abre religiosamente às 6:00 da manhã com 4 empregados. E fecham escrupulosamente às 19:00. Ao sábado fecham às 16:00 e ao domingo encerram. Até às 9 têm uns croissants de chocolate que a essa hora, mais minuto menos minuto, acabam. Servem refeições que publicam semanalmente. Qualquer um de vós pode dizer "Amanhã vou almoçar à Leitaria e comer o Bacalhau à Minhota" e terá a segurança de que caso seja essa a vossa vontade conseguem concretizar isso como se se tratasse de uma profecia.

O Mário desdenha da Leitaria.

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor