Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Beijos de Avós

por Fulano de Tal, em 23.10.18

Só conheci um dos meus 4 avós. O meu avô paterno não gostava cá de beijos. Eu chegava todo lampeiro e ele estendia-me logo a mão para me manter à distância. Dava-lhe o passou-bem forçado e ele dizia “Deus o abençoe”. E era este o nível de carinho que trocávamos. Istou durou durante toda a minha infância até ao pré-operatório e boa parte do operatório concreto (para quem não conhece as fases do desenvolvimento infantil postuladas por Jean Piaget, eu ajudo: até por volta dos 11 anos. Embrulhem intelectuais!).

 

Quando eu tinha para aí 11 ou 12 anos, ele ia suavizando os modos, precisava mais de nós. Ele achava que eu o ajudaria a passar álcool nas pernas se abrisse mão da bochecha. Era um trade off que o obrigava a abdicar da sua rabujice, para ter algum conforto nos gémeos. Comigo passava-se o oposto: se o via a chegar acenava-lhe de longe, o mais longe possível. Tinha beijos de sobra para a minha mãe e escusava de os gastar em quem não os apreciava por aí além.

 

É aqui, neste momento, que alguém poderia ter-me obrigado a beijar o meu avô, e eu seria neste momento objeto de estudo
de professores palermas que desenvolvem teorias sobre isto.

 

Ora, eu acho que este exemplo que acabo de vos dar, diz mais do meu avô do que de mim, ou da minha educação.

 

Dou-vos o exemplo contrário. O Fulanito de Tal se se apanha ao pé da avó, traça um perímetro de... vá, metro e meio, e dali não sai. Trocam-se beijos e abraços. E isto durará para sempre, não há volta a dar.

 

Moral da história: os avós, e todos nós, recebemos o que projectamos. E desse ponto de vista o professor palerma tem alguma razão. Não se deve, porque não deveria ser preciso, obrigar ninguém a beijar os avós. Se temos de o fazer, convinha verificar novamente o comportamento destes parentes, porque em matéria de afectos eu ponho as minhas fichas todas na criança.

Autoria e outros dados (tags, etc)


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor